skip to Main Content
(11) 99861-8680 contato@portaldosresiduos.com.br

Praia Grande fiscaliza descarte irregular de lixo

A ação vai de encontro as diretrizes previstas no Plano Regional de Resíduos Sólidos da Baixada Santista. Além de fazer parte de projetos que visam a sustentabilidade no Município

Praia Grande tem intensificado o monitoramento de descarte de lixo irregular pela população. Carregados pela chuva, os materiais bloqueiam a rede de drenagem, prejudicando o escoamento da água, além de contribuírem para o aumento da proliferação de roedores e insetos.

A ação vai de encontro as diretrizes previstas no Plano Regional de Resíduos Sólidos da Baixada Santista. Além de fazer parte de projetos que visam a sustentabilidade no Município.

Os encarregados pelos serviços de limpeza apontam para fiscais estes locais e, no dia seguinte, os profissionais da Secretaria de Urbanismo saem em busca dos proprietários dos terrenos ou áreas particulares onde a situação está ocorrendo. Após a notificação, o prazo para realizar a manutenção é de 30 dias. No Município, os terrenos particulares precisam estar limpos, com muros e com calçada construída.

Os entulhos (resíduos da construção civil) também são monitorados em tempo real. O Sistema de Coletas Online, que funciona desde 2014, acompanha os resíduos desde o gerador até o destino final, quando é entregue à reciclagem ou área de triagem.

A população também pode denunciar o descarte irregular através do site da Ouvidoria (ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br).

Conforme noticiado ontem pelo Diário do Litoral, as nove cidades da Baixada Santista têm investido na reciclagem, como uma forma de diminuir o lixo que vai para o aterro. Em 2018, Praia Grande arrecadou mais de 10 milhões de materiais para reciclagem através da coleta seletiva e dos ecopontos.

Turistas

Destino procurado por muitos turistas, especialmente no verão, Praia Grande também procura conscientizar quem não mora no município.

“Através dos canais oficiais da Prefeitura, como as redes sociais, o reaproveitamento de materiais e os impactos do descarte irregular do lixo sempre estão em pauta”, comenta a Administração Municipal.

Durante o verão, o Projeto Verão no Clima, também tem como foco conscientizar munícipes e turistas sobre o descarte correto do lixo e a importância de manter as praias limpas. “A finalidade da ação é despertar a conscientização ecológica e a não geração de resíduos, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”, finaliza a Prefeitura.

Fonte: Diário do Litoral

Back To Top