SUA EMPRESA SABE LIDAR COM
LIXO ELETRÔNICO?
Movidos pelo desafio de atuar na transformação do Brasil promovendo soluções sustentáveis, foi criado o Portal do Lixo Eletrônico – para dar a devida importância ao impacto ambiental dos Resíduos REEE ou do Lixo Eletrônico, como é comumente chamado.
Notícias sobre Lixo Eletrônico
Nossos serviços
DNA do Portal do Lixo Eletrônico
Somos uma empresa do Grupo Ambiance.
Movidos pelo desafio de atuar na transformação do Brasil promovendo soluções sustentáveis, foi criado o Portal do Lixo Eletrônico – para dar a devida importância ao impacto ambiental dos Resíduos REEE ou do Lixo Eletrônico, como é comumente chamado .
Criado 8 anos após o “Portal dos Resíduos”– um fórum de soluções ambientais com especificidade para cada tipo de resíduo-; nasce o novo Portal do Lixo Eletrônico para discutir a questão ambiental desses resíduos eletroeletrônicos, a reciclagem e as soluções ambientais de destinação existentes.
A velocidade com que novos equipamentos são criados frente às novas tecnologias, contrasta com a estimativa do descarte adequado; já que, apenas 5% dos resíduos são coletados em nosso país. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 724 cidades/ 5.570 municípios tem algum tipo de coleta de lixo eletrônico. Este índice indica que apenas 13% das cidades são contempladas.
Em contra ponto, baseados na estimativa que o Brasil descarta anualmente 1,2 milhões de toneladas dos resíduos eletrônicos, que impacto teremos nas cidades com uma coleta no país de apenas 13% do volume global?
E as cidades que não são servidas por essa coleta? E àquelas que não têm o descarte adequado?
O alerta ambiental é mais significativo quando refletimos sobre o possível aumento do volume desse lixo frente aos próximos anos, diante do crescimento e das inovações das tecnologias que vão à contramão do descarte adequado. É o equipamento eletroeletrônico com tecnologia de ponta hoje: virando lixo amanhã…
Com relação à reciclagem… infelizmente existem poucos empreendimentos estruturados administrativamente e tecnicamente para atuar em soluções sustentáveis viabilizando a logística reversa no fluxo desses resíduos.
Assim, a intenção do Portal do Lixo Eletrônico é exercer a cidadania consciente sobre a importância da geração e da gestão do lixo eletrônico; é entender a toxicidade de impacto sobre o meio ambiente quando descartado de forma inadequada. E principalmente, discutir políticas efetivas junto aos órgãos governamentais, fabricantes, recicladores, enfim, abranger os participantes deste cenário garantindo a execução da logística reversa. E alterando o ranking do Brasil em ser o segundo país gerador do lixo eletrônico.
Ai a aplicação da Política Nacional de Resíduos vai valer a pena.
Voltados para Profissionais de Instituições Bancárias, especialmente dos setores de sustentabilidade ou responsáveis pelos terminais e equipamentos eletrônicos.
Considerações sobre o REEE
Os REEE (Resíduo de Equipamentos Eletrônicos), se descartados de forma inadequada, constituem um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos como os BFRs (Brominated Flame Retardants). Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático.