Designer de interiores dá dicas simples para inovar e fazer toda a diferença no cantinho…
Cetesb multa massa falida responsável por área de ‘garimpo de chumbo’ em Sorocaba
Denúncia da exploração do material no terreno foi feita pela TV TEM e pelo G1 em 2018.
Por TV TEM
A Cetesb aplicou uma multa de R$ 530 mil na massa falida da empresa Saturnia, em Sorocaba (SP). A autuação é pela continuidade da contaminação de chumbo na área, que fica no bairro Iporanga.
A multa da Cetesb foi aplicada um ano depois da descoberta do garimpo de chumbo na área da empresa. A denúncia foi feita pela TV TEM e pelo G1 no Fantástico.
No laudo apresentado à Justiça, o órgão diz que foram constatadas escavações feitas por máquinas, deixando expostos resíduos sólidos considerados perigosos.
Segundo a Cetesb, os resíduos industriais nas condições encontradas podem poluir a água, o ar, o solo e ser nocivos à saúde, além de causar danos à fauna e à flora.
O auto de infração determina a imediata instalação de cercas na área e a remoção, acondicionamento adequado e destinação dos resíduos expostos.
O laudo ainda cita que é necessária a continuidade da investigação ambiental na área, já que existe a contaminação do solo e do lençol freático. A Cetesb diz também que é preciso expandir o estudo em outros lotes que pertencem à mesma empresa na região.
A TV TEM tentou contato com o advogado da massa falida, Sadi Montenegro, mas o telefone dele estava na caixa postal.
Risco à saúde
Amostras colhidas no terreno foram submetidas a análise laboratorial. Segundo o toxicologista da Universidade de São Paulo (USP) Fernando Barbosa Júnior, as amostras apresentaram valores extremamente elevados de chumbo.
“Um milhão de vezes superiores àquelas que nós esperaríamos. Além do chumbo, foram encontrados alumínio, cádmio, cromo e arsênio.”
O especialista explicou que esses metais pesados entram no organismo pelo nariz e pela boca na poeira levantada no garimpo. Com o tempo, podem surgir doenças cardiovasculares, hepáticas e do sistema nervoso.
O cromo, o arsênio e o cádmio se acumulam nos rins e em doses altas podem levar à falência desses órgãos. O cromo e o arsênio também podem causar câncer, e a contaminação por alumínio faz tão mal para o cérebro que cientistas estudam hoje se ele pode estar ligado ao Alzheimer.
Fonte: G1