3. Utilizar o lixo orgânico produzido na cidade para a produção de fertilizantes naturais e geração de energia sustentável.
FABRICations: “Na proposta desenvolvida para Roterdam, abordamos a reutilização de resíduos orgânicos de vários formas. Entre outras coisas, propusemos um sistema para capturar o nutrientes na água. Normalmente, muitas das substâncias ricas em nitrato são lavadas da terra no processo de cultivo do campo. Alternativamente, estes nutrientes poderiam ser reutilizados em aquacultura e infra-estruturas de produção de energia. Ao longo desta pesquisa chegamos a conclusão de que um método de classificação dos resíduos nas casas das pessoas poderia tornar este sistema muito mais eficiente, aplicando-os posteriormente na produção de sistemas de energia de biomassa.”
4. Estabelecer práticas para a reutilização de resíduos da construção civil como estratégia para preservar o patrimônio e construir cidades mais sustentáveis e eficientes.
FABRICations: “No projeto desenvolvido para o “Bajes Kwartier”, um antigo complexo prisional, propusemos a transformação desta mega estrutura obsoleta em um novo “bairro residencial sustentável”. Neste projeto, 95% dos materiais de construção serão reutilizados no local, reduzindo drasticamente as emissões de CO2 na implantação do projeto. Além disso, muitos edifícios serão mantidos e transformados em pontos de referencia dentro do bairro.”
5. Incorporar terrenos vazios e abandonados transformando-os em áreas verdes para promover a biodiversidade e um estilo de vida mais saudável através do contato diário com a natureza
FABRICations: “Tal abordagem foi primeiramente proposta para a nossa “Rede de Energia Ecológica”, um projeto estratégico pensado para às linhas de alta tensão na Holanda, transformando-as no maior corredor de biodiversidade do país. Essas áreas normalmente estão sujeitas a restrições de todo o tipo e, muitas vezes, acabam negligenciadas, especialmente próximos a áreas urbanas. Quando transformados em corredores verdes, estes espaços agregariam um imenso valor ao ambiente urbano e as comunidades próximas.”
6. Priorizar modalidades alternativas de mobilidade e veículos elétricos, promovendo a construção de infraestruturas dedicadas e investindo em fontes de energia renováveis
FABRICations: “Da mesma forma que todas as estratégias anteriores, esta abordagem pode ser incorporada tanto nos processos de projeto quanto nos processos de desenvolvimento urbano. Em um de nossos estudos, chamado de “Rodovia x Cidade”, propusemos a transformação das principais rodovias de Amsterdam em avenidas urbanas, acessíveis para pedestres e ciclistas, dotadas de estações de recarga para veículos elétricos e vias subterrâneas para o trafego pesado.
Há anos estamos trabalhando com pesquisa e desenvolvimento, procurando soluções alternativas ao nosso atual modo de fazer cidades. Quando propusemos o projeto “Izmir Cycling Scan”, mapeamos os espaços de lazer e cultura da cidade de Izmir, na Turquia, em um raio de proximidade de 2,5 km para então identificar e traçar a melhor rota para pedestres e ciclistas, apoiando a mobilidade urbana e promovendo o uso e ocupação destes espaços de lazer.”