skip to Main Content
(11) 99861-8680 contato@portaldosresiduos.com.br

Japão terá que descartar água radioativa no Pacífico, diz ministro

Mais de um milhão de toneladas de água contaminada estão armazenadas na usina nuclear de Fukushima

ministro do Meio Ambiente do Japão, Yoshiaki Harada, informou que a Fukushima Daiichi, empresa gestora de usina nuclear atingida por um tsunami em 2011, vai descartar água radioativa no Oceano Pacífico.

Segundo o jornal britânico The Guardian, mais de 1 milhão de toneladas de água contaminada estão armazenadas dentro da central nuclear. No entanto, até 2022 essa capacidade será reduzida. A solução, de acordo com Harada, é diluir no oceano.

A Tokyo Electric Power (Tepco) está tentando controlar o acúmulo de água dentro da central para que os tubos de resfriamento não sejam derretidos. Mas ainda falta tecnologia para remover o excesso de radiação. “A única opção será drená-la para diluir no mar”, afirma Harada.

A decisão sobre descartar a água radioativa no oceano vai depender das pesquisas dos especialistas e da aprovação do governo. Outras opções são vaporizar o líquido ou armazenar na terra durante anos.

Segundo um estudo de Hiroshi Miyano, responsável pelo comitê que estuda soluções para Fukushima, a água radioativa diluída no oceano levaria pelo menos 17 anos para neutralizar seu impacto negativo no meio ambiente.

Fonte: Época

Back To Top