A AMBIANCE nasceu em 2001 para lidar com as questões ambientais.
Nessa época não havia sido regulamentada a antiga RDC 306 – ANVISA e nem a Resolução CONAMA 358. Os agentes discutiam muito entre si as questões de Saúde e Meio Ambiente. Defendiam cada qual seus pontos de vista dividindo o “universo” em dois setores distintos, como se esses, não se entrelaçassem. E as discussões quase sempre… eram muito divergentes.
Nesse “ambiente” diverso realizamos muitas palestras, seminários e fizemos vários fóruns ambientais em muitas cidades do Brasil. Participaram desses inúmeros encontros ambientais, autoridades legislativas, técnicos de Saúde, de Meio Ambiente e consultores renomados, além da mídia especializada. Conseguimos depois de um certo tempo, alguns bons resultados – de alguma forma um “approach” entre as áreas aconteceu -, já que a convivência era uma consequência desses encontros.
Tínhamos um objetivo maior desde a fundação da AMBIANCE, o de harmonizar essas duas áreas congruentes. Pois, sempre tivemos a visão que a saúde não convive sem um meio ambiente sustentável e vice-versa.
A Ambiance Soluções Ambientais participou de todas as discussões técnicas que levaram às legislações vigentes. Foram tempos difíceis de elaboração das normativas, revisões… mas finalmente, o final foi muito feliz…
Em 2004 a RDC 306 ANVISA foi emitida e em 2005 a Resolução CONAMA finalizou o processo. E vimos assim, as duas legislações harmonizadas. E os agentes de saúde e meio ambiente sentaram-se pela primeira vez lado a lado para discutir as questões juntos!
Em 2007 nasceu o nosso primeiro fórum ambiental: “Portal dos Resíduos”- um espaço focado às soluções ambientais e discutir o gerenciamento e a gestão com especificidade para cada tipo de resíduo.
Em 2010 o marco regulatório 12.305 – Política Nacional de Resíduos – PNRS regulamentou finalmente os resíduos sólidos.
Em 2015 foi criado nosso segundo fórum ambiental o “Portal do Lixo Eletrônico” – para discutir a questão ambiental desses resíduos eletroeletrônicos, a reciclagem e as soluções ambientais de destinação existentes.
Hoje, novas legislações aconteceram e a antiga RDC 306 ANVISA já foi atualizada pela RDC 222 desde 2018.
Nos consideramos parte desse sucesso e das evoluções das áreas, já que nosso olhar é, e sempre foi por um meio ambiente interativo, integrado, executado através das boas práticas ambientais, dispondo de gestores treinados e com competência técnica para elaborar seus planos de gerenciamento; gerir, tratar, transportar e destinar seus resíduos.
Achamos que contribuímos ao longo de todos esses 18 anos, ministrando Palestras para vários públicos; formando gestores através dos Treinamentos, promovendo Encontros Técnicos, discutindo as soluções ambientais através dos fóruns ambientais, elaborando projetos via Consultorias Ambientais focadas aos vários segmentos. Além da participação e contribuição efetiva para as políticas publicas dos Resíduos.
Assim, já temos “maioridade ambiental”.
É por este motivo, que neste ano estamos renovando o nosso Portal de Resíduos – de forma a ser um espaço mais interativo, discutir de forma mais abrangente as questões do meio ambiente e seu mister de preservação; mas, manter as exigências que atendam aos padrões de excelência da gestão ambiental e do gerenciamento dos Resíduos Sólidos.
Dessa maneira estaremos agindo para transformar e construir um ”ambiente” melhor para as novas gerações do nosso País….
Essas práticas sustentáveis integram o Portal de Resíduos 2019 e sua estratégia de existência.